junho 05 2017 0Comment

O papel do desenho técnico na indústria do vestuário

Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O desenho técnico de moda na indústria do vestuário tem grande importância na melhoria da comunicação entre as diferentes etapas de produção, principalmente entre os setores de criação e de modelagem. Quando as informações técnicas do desenho são comunicadas corretamente, proporcionam maior produtividade e redução de custos. Dessa forma, o desenho é um instrumento que funciona como um suporte para esboçar, riscar, projetar e comunicar uma ideia do modelo a ser produzido.

Para que o estilista ou o designer de moda consigam ter a peça desenvolvida de acordo com o que foi projetado na etapa de criação, é necessário que o desenho a ser entregue na etapa de modelagem seja mais técnico. Essas informações devem garantir que o modelista consiga desenvolver o projeto.

O desenho técnico de moda na indústria do vestuário, portanto, permite que o designer de moda possa criar e desenvolver suas inspirações, de modo que as informações técnicas sejam repassadas para as etapas seguintes. O desenho é um dos elementos que compõem a ficha técnica de vestuário, a qual é um roteiro primordial para que a peça alcance um padrão de alta qualidade.

Vale lembrar que, quando falamos em desenho de moda em geral na indústria do vestuário, temos os croquis, osdesenhos técnicos e as ilustrações de moda. Os croquis são os desenhos nos quais os estilistas iniciam o trabalho de criação e colocam suas ideias. Os desenhos técnicos planificados são projetos apresentados pelos estilistas. Já a ilustração de moda é uma representação gráfica voltada principalmente para o ramo publicitário e artístico.

Segundo a professora Maria de Lurdes Puls, no artigo escrito para o livro Moda Palavra, o desenho destaca-se como ferramenta na concepção projetual. Conforme a autora, esse instrumento é um meio pelo qual o designer une suas percepções, sensações e pensamentos para os expressarem de forma gráfica.

No contexto atual, devido às necessidades de um mercado de moda cada vez mais acelerado, o desenho técnico de moda na indústria do vestuário precisa ser padronizado e automatizado. Desse modo, o designer de moda que deseja se manter atualizado profissionalmente deve acompanhar as inovações tecnológicas que podem tornar mais fácil e ágil o processo de criação.

Fonte: Santanense

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.